CONHEÇA O PROCEDIMENTO
Rinoplastia
Rinoplastia ou cirurgia do nariz melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz.
Indicação
Realizada a partir dos 15 anos, idade em que o desenvolvimento facial do paciente já está concluído, a rinoplastia é geralmente indicada para pacientes insatisfeitos com o formato natural do nariz e pode ser associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, popularmente conhecidos como carne esponjosa.
Mas o procedimento é contraindicado para crianças, gestantes, lactantes, pacientes com problemas de coagulação, que utilizam anticoagulantes ou possuem alguma doença em fase aguda.
Como é feita
Feita sob anestesia geral, a rinoplastia pode ser realizada de duas maneiras: aberta ou fechada, sendo que ambas as técnicas envolvem incisões na região interna da narina. Na rinoplastia aberta é realizada também uma incisão externa na superfície inferior da columela, tecido que divide as narinas.
Dessa forma, o cirurgião consegue erguer a pele do nariz para que as estruturas internas se tornem visíveis. Já na rinoplastia fechada todos os cortes são feitos dentro do nariz e é através dessas incisões internas que o cirurgião esculpe e modela os tecidos.
Além dessas técnicas, existe ainda a rinoplastia preservadora, que garante resultados excelentes com menor trauma cirúrgico e, logo, menos tempo de recuperação, já que conserva quase que completamente os ligamentos, tecidos, elasticidade e mobilidade originais do nariz. A decisão de qual técnica vai ser utilizada depende da complexidade da cirurgia.
Cicatriz
A cicatriz da rinoplastia depende da técnica que será utilizada. Enquanto a rinoplastia aberta resulta em uma cicatriz externa e, logo, mais visível entre as narinas, a rinoplastia fechada não resulta em cicatriz visível.
A rinoplastia preservadora, por sua vez, também resultado em cicatriz não visíveis, pois é realizada através de cortes internos. De qualquer forma, mesmo na rinoplastia aberta, a incisão é realizada pelo cirurgião de modo que a cicatriz fique quase imperceptível.
Exames
Geralmente, antes do procedimento exige-se que o paciente realize exame de sangue e avaliações cardiológicas e anestesiológicas, além da avaliação do próprio cirurgião plástico. Exames de tomografia, ressonância magnética e raio-x também podem ser solicitados. Porém, todos estes exames podem variar de acordo com cada caso.
CONHEÇA O CIRURGIÃO
Dr. Juan Carlos Ochoa Campo
Formado em Medicina pela Universidade do Estado de Magdalena em Santa Marta – Colômbia, e com Residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital Beneficência Portuguesa – SP, o Dr. Ochoa Campo é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a mais alta qualificação dentro da instituição responsável por promover e aprimorar o estudo da cirurgia plástica no Brasil.
Sempre foi fascinado pelo equilíbrio das formas, a harmonia do todo e a construção do belo, motivo pelo qual escolheu a medicina e, posteriormente, a cirurgia plástica como profissão.
Agende agora sua consulta
Entre em contato conosco para saber mais informações sobre os procedimentos e agendar sua consulta.
Nossa equipe está te esperando para oferecer o melhor atendimento possível.
Toda informação prestada neste website, além de ser previamente revisada pelo médico cirurgião plástico Dr. Juan Carlos Ochoa Campo CRM/PA: 16719, tem cunho educativo, não sendo considerado diagnóstico médico ou indicação para cirurgia plástica. Para tal, é necessário consulta e estudo de cada paciente.