CONHEÇA O PROCEDIMENTO

Mentoplastia

Também conhecida como mentoplastia, é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento. 

Indicação

É muito comum a indicação do procedimento por cirurgiões plásticos nos seguintes casos:

  • Queixo proeminente – macrogenia: quando o mento do paciente é considerado desproporcionalmente maior do que as demais áreas evidenciadas do rosto, como nariz e testa, por exemplo;
  • Queixo deficiente – microgenia: nos casos em que o paciente possui o queixo menor do que a proporção tida como ideal para haver um equilíbrio, gerando um aspecto de queixo recuado;
  • Queixo assimétrico: situação em que um dos lados do queixo da pessoa apresenta proeminência ou deficiência

Para cada um desses casos há uma técnica de mentoplastia diferente. Entenda melhor sobre elas:

Como é feita

Indicada para os casos de queixo proeminente, a mentoplastia redutora visa reduzir o mento do paciente por meio da remodelação ou reposicionamento do osso dessa região da face.

Durante o procedimento, o cirurgião plástico realiza as adequações ao formato do osso do paciente e o fixa na posição ideal com o auxílio de mini placas e parafusos de titânio. É uma técnica mais invasiva, visto que há alterações na estrutura óssea, mas é  considerada definitiva.

Indicada tanto para casos de queixo deficiente quanto para assimetrias, a mentoplastia de aumento promove o equilíbrio do mento com relação às demais áreas do rosto do paciente por meio da implantação de próteses (podem ser de silicone bem como de polietileno), avanço da estrutura óssea ou enxertos de tecido adiposo (gordura do paciente) no local.

O cirurgião plástico pode realizar as técnicas por meio de uma incisão na região inferior do queixo ou no lado interno da boca do paciente. Nos casos em que o especialista em cirurgias plásticas utiliza prótese de silicone para aumentar a região, ele cria um espaço, chamado de “loja”, no queixo do paciente por meio de um pequeno corte, que permite a fixação e posicionamento da prótese.

Exames

Geralmente, antes do procedimento exige-se que o paciente realize exame de sangue e avaliações cardiológicas e anestesiológicas, além da avaliação do próprio cirurgião plástico. Exames de tomografia, ressonância magnética e raio-x também podem ser solicitados. Porém, todos estes exames podem variar de acordo com cada caso.

 

CONHEÇA O CIRURGIÃO

Dr. Juan Carlos Ochoa Campo

Formado em Medicina pela Universidade do Estado de Magdalena em Santa Marta – Colômbia, e com Residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital Beneficência Portuguesa – SP, o Dr. Ochoa Campo é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a mais alta qualificação dentro da instituição responsável por promover e aprimorar o estudo da cirurgia plástica no Brasil.

Sempre foi fascinado pelo equilíbrio das formas, a harmonia do todo e a construção do belo, motivo pelo qual escolheu a medicina e, posteriormente, a cirurgia plástica como profissão.

SAIBA MAIS

Agende agora sua consulta

Entre em contato conosco para saber mais informações sobre os procedimentos e agendar sua consulta.

Nossa equipe está te esperando para oferecer o melhor atendimento possível.

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?